Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana (IBPW)

Presidência: Zeljko Loparic e Elsa Oliveira Dias
Rua João Ramalho, 146 – São Paulo São Paulo 05008-000 – Brasil
Phone: +55 (11) 3676-0635
Email: adm@ibpw.org.br
Website: https://www.ibpw.org.br/
Instagram: @institutowinnicott
Facebook: IBPW
YouTube: Winnicott Urgente

O IBPW, fundado em 2015 por Elsa Oliveira Dias e Zeljko Loparic, é o quadro institucional para a continuação de uma série ininterrupta e fértil de atividades de ensino, pesquisa e publicação nas áreas de estudos winnicottianos e afins, iniciadas pelos seus fundadores, no início dos anos 1990, na Unicamp e na PUC-SP.

Hoje, o IBPW gerencia o Curso de Formação Winnicottiana, lançado pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Winnicottiana (SBPW) em 2003, assim como uma variedade de cursos online sobre Donald W. Winnicott para alunos no exterior, organiza eventos sobre temas teóricos e clínicos e promove publicações em colaboração com a DWWeditorial da SBPW.

Além de realizar seus objetivos principais, o IBPW oferece assessoramento de instâncias institucionais, capacitação de agentes e promoção de atividades nas áreas de saúde, educação e serviço social com base na psicanálise winnicottiana, visando, de um modo geral, ao desenvolvimento e à difusão de estudos winnicottianos em todas as áreas da vida social e cultural, bem como à criação de instituições que promovam esses objetivos.

Filiação
A filiação ao Instituto Winnicott está disponível ao público em geral interessado no pensamento e na obra de D. W. Winnicott. São duas modalidades de filiação abertas aos interessados no Brasil e no exterior. Conheça os benefícios de filiar-se ao Instituto Winnicott no link abaixo.
https://ibpw.org.br/filie-se/

Ensino regular
1. Curso de Formação Winnicottiana no Brasil
O Curso de Formação Winnicottiana é uma ampliação, introduzida em 2016 por Elsa Oliveira Dias e Zeljko Loparic, do Curso de Formação em Psicanálise Winnicottiana, criado por eles próprios em 2003. A estrutura e o conteúdo do curso, em sua forma inicial, resultaram dos trabalhos de pesquisa realizados por esses dois profissionais, desde 1993, na Unicamp e na PUC-SP, e no quadro do Grupo de Pesquisa sobre Filosofia e Práticas Psicoterápicas (GFPP), fundado em 1995. A presente ampliação tornou-se possível e fez-se necessária em vista do desenvolvimento das pesquisas na Escola Winnicottiana de São Paulo, que puseram em evidência as diferentes modalidades da clínica winnicottiana.
https://ibpw.org.br/curso-de-formacao/

2. Curso de Formação Winnicottiana na China

3. Curso de Introdução à Clínica Winnicottiana
O Curso aborda, de maneira introdutória, os principais conceitos que são estudados em extensão e profundidade nos quatro anos do Curso de Formação Winnicottiana oferecido pelo IBPW. Nos oito módulos propostos, de seis hora-aulas cada, distribuídos em dois semestres, será apresentada ao aluno uma visão geral do quadro teórico da clínica winnicottiana – a teoria do amadurecimento e a patologia maturacional –, para que, em seguida, possam ser estudadas as modalidades de terapia e os procedimentos usados por Winnicott. Casos clínicos serão usados como ilustrações desse conjunto de ideias.
https://ibpw.org.br/events/introducao-a-clinica-winnicottiana-curso-de-atualizacao/

4. Cursos avulso
Além de cursos regulares, o IBPW oferece cursos avulsos sobre temas winnicottianos. 

Corpo Docente
https://ibpw.org.br/corpo-docente/ 

Corpo Dicente
https://ibpw.org.br/corpo-discente/

Pesquisa
O IBPW fomenta pesquisas individuais de seus filiados e organiza seminários mensais regulares dos professores credenciados. 

Eventos
https://ibpw.org.br/proximos-eventos/

Publicações
O IBPW mantém colaboração estreita e regular com a SBPW e com a editora DWWeditorial em suas publicações. 

Serviço de atendimento em Psicanálise (SAP)
O Serviço de Atendimento em Psicanálise (SAP) é prestado por profissionais em estágios avançados do Curso de Formação Winnicottiana oferecido pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana. O objetivo do SAP é atender a uma demanda crescente por análise individual numa perspectiva winnicottiana para crianças, adolescentes e adultos, em condições mais acessíveis do que as que geralmente são encontradas nos consultórios privados.
https://ibpw.org.br/atendimento-a-comunidade/