ÍNDICE
O IBPW, fundado em 2015 por Elsa Oliveira Dias e Zeljko Loparic, é o quadro institucional para a continuação de uma série ininterrupta e fértil de atividades de ensino, pesquisa e publicação nas áreas de estudos winnicottianos e afins, iniciadas pelos seus fundadores, no início dos anos 1990, na Unicamp e na PUC-SP.
Winnicott vem despertando interesse crescente de um grande número de estudiosos, psicanalistas e profissionais da área da saúde no Brasil e no mundo. A Seção Artigos da Área do BOLETIM WINNICOTT NO BRASIL é um espaço para divulgação de textos acadêmicos e científicos realizados por pesquisadores do IBPW e convidados, a respeito de amplo espectro de temas, como: 1) a história da pesquisa e prática de Winnicott como pediatra, psicanalista e psiquiatra infantil e a história do desenvolvimento de seu pensamento; 2) o estatuto de sua obra nos campos da psicanálise, pediatria, psiquiatra infantil e outras áreas da saúde; 3) os resultados teóricos e clínicos de sua longa e profícua pesquisa e atuação nas diversas áreas da saúde; 4) a análise de seus casos e vinhetas clínicas; e 5) a aplicabilidade de sua teoria do amadurecimento e de sua teoria da experiência cultural como eixos para reflexão sobre temas atuais.
Na sessão Dossiês, o Boletim publica conjunto de textos dedicados ao estudo de um tema ou de um autor.
A Seção Resenhas é um espaço para divulgação de análises críticas de publicações de livros de D. W. Winnicott na língua portuguesa e de publicações de outros autores sobre seu pensamento e sua obra. Visamos criar um repertório de reflexões sobre 1) a precisão e a qualidade das traduções; 2) as implicações teóricas da escolha de termos da língua portuguesa ou da tradição psicanalítica, para a tradução dos conceitos de Winnicott; 3) a qualidade e adequação dos textos de apresentação em prefácios, contracapas e orelhas; 4) a qualidade estética e adequação das capas; e 5) o projeto e o trabalho editorial como um todo. No caso de livros de outros autores, a resenha crítica se prestará também a analisar a precisão científica dos textos, com a finalidade de aprimoramento da qualidade das publicações sobre a teoria e a clínica Winnicottiana no Brasil e no mundo.
A Seção Notas é um espaço para divulgação de textos breves, que esboçam ou articulam um conceito, uma tese ou uma teoria no campo de estudos winnicottianos.
A Seção Comentários é um espaço para divulgação de textos breves, propostos como explicitações e articulações de conceitos, teses ou teorias no campo de estudos winnicottianos.
A Seção Discussões é um espaço para divulgação de observações críticas sobre teses de outros autores ou mesmo sobre as próprias (“autorrevisão” ou “retratação”), bem como debates entre autores, no campo de estudos winnicottianos.
As entrevistas desta Seção têm por objetivo dar visibilidade aos trabalhos realizados por pesquisadores winnicottianos que pertencem às Áreas cobertas pelo BOLETIM. Elas possibilitarão que os leitores conheçam suas trajetórias intelectuais, resultados e trabalhos em andamento. As entrevistas também visam a incentivar novos pesquisadores a se envolverem com esse tipo de atividade intelectual.
Para esta Seção, aguardamos autobiografias intelectuais, que descrevam linhas de pesquisa, resultados e desenvolvimentos futuros na área de estudos winnicottianos. Não serão publicadas autobiografias pessoais, referentes a dados da vida privada, tampouco autobiografias institucionais, apresentando um currículo no formato exigido pelas instituições acadêmicas.
Esta Seção é um local para a apresentação de cursos, seminários, supervisões clínicas e outras atividades de ensino desenvolvidas. Pretendemos, dessa forma, fomentar a troca de ideias entre professores e estudiosos de Winnicott e incentivar interessados a se filiarem às escolas winnicottianas.
A Seção Pesquisas publicará informações sobre pesquisas científicas, e culturais de modo do geral, em andamento ou concluídas, desenvolvidas em diversos níveis, tais como projetos de iniciação científica, dissertações e relatórios de mestrado e doutorado, até resumos de tese e relatórios de pós-doutorado. Dessa forma, pretendemos fomentar a troca de conhecimentos entre os estudiosos e incentivar que novos pesquisadores se debrucem sobre as obras de Winnicott e as práticas que ele propõe.
Nesta Seção do BOLETIM, divulgaremos as programações, com os respectivos sites para inscrições e mais informações, tanto de eventos já realizados como de futuros (colóquios, congressos, jornadas, encontros, cursos, grupos de estudos, palestras etc.), promovidos por instituições winnicottianas. Divulgaremos, ainda, notícias sobre todas as outras atividades relevantes relacionadas ao pensamento de Winnicott. Este também será um espaço para a publicação de pequenos textos de colaboradores e organizadores desses eventos.
Esta Seção é reservada à elaboração de resenhas informativas sobre novas traduções e reedições das obras de Winnicott, bem como sobre obras recém-publicadas, no Brasil e no exterior, que tenham como tema a teoria e a clínica winnicottianas. O objetivo principal é acompanhar e divulgar a produção editorial e acadêmica nesse campo, oferecendo uma descrição geral do conteúdo e apresentando seus autores.
Na Seção Notícias, o leitor encontrará informações sobre os grupos winnicottianos listados neste BOLETIM que não são divulgadas em outras seções.
Nesta Seção, prevemos a publicação de cartas selecionadas, dirigidas ao BOLETIM, que serão respondidas e comentadas pelos editores.
Nesta sessão do Índice do BOLETIM, faremos o levantamento de todas as publicações (incluindo as de caráter acadêmico, como dissertações e teses) de e sobre Winnicott, realizadas por alguma das instituições das Áreas que seguimos a partir de 2022.